Resumo: | Este estudo se propôs a analisar os reflexos da Iniciativa Hospital Amigo daCriança (IHAC) sobre os atores sociais (profissionais e mulheres) que a vivenciam nas maternidades amigas da criança em Teresina-Piauí. Em face da natureza e dos objetivos propostos, o trabalho foi desenvolvido em duas etapas marcadas por abordagensmetodológicas específicas, conjugando preceitos da pesquisa quantitativa e qualitativa. Os resultados evidenciaram maiores índices de aleitamento exclusivo, tanto para o Piauí,como para a cidade de Teresina quando comparado a outros estudos. Este achado sugere a influência das ações pró-aleitamento desenvolvidas no Estado e Município, entre elas, aimplementação da IHAC. Apesar disso, as taxas verificadas encontram-se aquém das recomendações oficiais. A análise qualitativa evidenciou um distanciamento entre as proposições teóricas da IHAC e a prática dos atores sociais, revelando a necessidade deajustes para melhorar a resolutividade do programa, com ênfase para: adoção de uma nova matriz ensino-aprendizagem, pautada no construtivismo e na adoção dosreferenciais da pedagogia da problematização; fortalecimento das redes de apoio à mulher; investimentos na melhoria do acolhimento tornando a relação cliente-profissional mais respeitosa e definição de um processo de monitoramento contínuo que permita a adoção de medidas corretivas sempre que se fizer necessário.^iptThis study intends to analyse the effects of the Baby-Friendly Hospital Initiative (BFHI) on the social actors who experience it in baby-friendly maternity hospitals in Teresina-Piauí. Considering the nature of its aims, this paper was developed in stages characterizedby specific methodological approaches, uniting principles of quantitative and qualitative research. The results show higher indexes of exclusive breastfeeding for both Piauí andthe city of Teresina when compared to other studies. This finding suggests the influence of actions in favor of breastfeeding that have been conducted in the state and city, such asthe insertion of the BFHI. Despite these measures, the rates are below recommended. The qualitative analysis made evident a chasm between theoretical propositions and the socialactors’ practice, revealing the need for adjustments designed to improve the program’s effectiveness, emphasizing: the adoption of a new teaching-learning matrix - based on constructivism - and problematization pedagogy referentials; strengthening of the womansupport network, investment on the improvement of receptivity in order to make customer-professional relationship more respectful and the establishment of a continuousmonitoring system that will allow the adoption of corrective measures when need be.^ien.
|